quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Os 10 Melhores Filmes de 2023

 





        Com o tempo, este blog parece ter se tornado somente um registro anual das minhas listas de melhores filmes do circuito brasileiro, o que se pode comprovar pelo fato de que, em todo o ano de 2023, só fizemos essa postagem que vocês estão lendo agora. Não me incomodo muito: ando muito mais vendo filmes do que escrevendo sobre eles.
            Em 2020, 2021 e 2022, publiquei listas aqui sempre me baseando nos melhores filmes lançados nesses respectivos anos, sem ser necessário que tenham ou não aparecido nas telas brasileiras. O motivo foi a Pandemia, que acabou tornando impossível um circuito cinematográfico completo de fato durante esses três anos.
       Como essa realidade já não está presente em 2023, voltamos, então, ao padrão natural: 10 melhores filmes do circuito nacional, nada além do circuito nacional. Obviamente, alguns nomes se repetirão em relação à lista do ano passado, já que muitas estreias deste ano já eram visíveis em 2022. E isso gerou uma contradição engraçada: com o tempo, alguns filmes me pareceram melhores do que antes. Hoje, EO está na frente de The Fabelmans, para mim. Não era o caso do ranking do ano passado. Enfim, são filmes qualitativamente muito próximos...
            Curioso também é que meus filmes preferidos do ano venham de cineastas contra os quais tenho vários senões: Skolimowski e Petzold. Mas é aquilo: o que importa é ser justo com os filmes, os diretores que se virem!
                
            Vamos à lista:


    1. Roter Himmel, de Christian Petzold
    2. EO, de Jerzy Skolimovski
    3. Indiana Jones e o Chamado do Destino, de James Mangold
    4. Os Fabelmans, de Steven Spielberg
    5. Folhas de Outono, de Aki Kaurismäki
    6. Suzume, de Makoto Shinkai
    7. Maestro, de Bradley Cooper
    8. Capitu e o Capítulo, de Júlio Bressane
    9. A Menina Silenciosa, de Colm Bairéad
    10. John Wick 4: Baba Yaga, de Chad Stahelski

Nenhum comentário:

Postar um comentário