Com o tempo, este blog parece ter se tornado somente um registro anual das minhas listas de melhores filmes do circuito brasileiro, o que se pode comprovar pelo fato de que, em todo o ano de 2023, só fizemos essa postagem que vocês estão lendo agora. Não me incomodo muito: ando muito mais vendo filmes do que escrevendo sobre eles.
Em 2020, 2021 e 2022, publiquei listas aqui sempre me baseando nos melhores filmes lançados nesses respectivos anos, sem ser necessário que tenham ou não aparecido nas telas brasileiras. O motivo foi a Pandemia, que acabou tornando impossível um circuito cinematográfico completo de fato durante esses três anos.
Como essa realidade já não está presente em 2023, voltamos, então, ao padrão natural: 10 melhores filmes do circuito nacional, nada além do circuito nacional. Obviamente, alguns nomes se repetirão em relação à lista do ano passado, já que muitas estreias deste ano já eram visíveis em 2022. E isso gerou uma contradição engraçada: com o tempo, alguns filmes me pareceram melhores do que antes. Hoje, EO está na frente de The Fabelmans, para mim. Não era o caso do ranking do ano passado. Enfim, são filmes qualitativamente muito próximos...
Curioso também é que meus filmes preferidos do ano venham de cineastas contra os quais tenho vários senões: Skolimowski e Petzold. Mas é aquilo: o que importa é ser justo com os filmes, os diretores que se virem!
Vamos à lista:
- Roter Himmel, de Christian Petzold
- EO, de Jerzy Skolimovski
- Indiana Jones e o Chamado do Destino, de James Mangold
- Os Fabelmans, de Steven Spielberg
- Folhas de Outono, de Aki Kaurismäki
- Suzume, de Makoto Shinkai
- Maestro, de Bradley Cooper
- Capitu e o Capítulo, de Júlio Bressane
- A Menina Silenciosa, de Colm Bairéad
- John Wick 4: Baba Yaga, de Chad Stahelski
Nenhum comentário:
Postar um comentário