domingo, 28 de maio de 2017

A Influência de Verdi na Música Nacional, por Arthur Azevedo






Resultado de imagem para giuseppe verdi




O texto que segue é uma crônica de Arthur Azevedo, publicada em 1901, num período bem próximo à morte de Giuseppe Verdi.

É impressionante que até hoje muitos não consigam compreender, como este texto compreende, numa espécie de retrospectiva histórica e etnológica da influência verdiana na música popular nacional, a capacidade de comunicação das obras deste homem (e, daí, a sua genialidade estética), que conseguiram se encrustar nas mais diversas almas e nas mais diversas culturas.



***



Realizou-se anteontem no S. Pedro, em homenagem ao divino Verdi, um espetáculo, a que não pude assistir, apesar de ter sido amavelmente convidado pelos empresários Fuffanelli & Cia.

Até anteontem era o Rio de Janeiro, talvez, a única cidade importante do mundo civilizado que não manifestara ainda, por qualquer forma, o pesar causado pelo desaparecimento do grande compositor.

Entretanto, com essa manifestação não se deve contar, por ter partido dos próprios compatriotas do glorioso velho. Eu quisera que os fluminenses exprimissem por qualquer meio a sua admiração e o seu respeito.

Paris vai levantar uma estátua a Verdi. Não exijo que o Rio de Janeiro faça o mesmo; desejo apenas que não deixe passar em silêncio o grande morto.
           
            É inexplicável essa indiferença, porque Verdi é o compositor estrangeiro que mais popularidade tem gozado no Brasil; as suas melodias penetraram, como sol, nas mais recônditas paragens da nossa terra; no norte alguns trechos do “Trovador” e da “Traviata” se confundiam com as toadas anônimas da tradição musical.
           
         Quando ouvi pela primeira vez, no Provisório, há 27 anos, o coro dos ciganos, da “Traviata”, fiquei muito admirado de ouvir, nota por nota, a música sentimental de uma das mais saudosas modinhas que me embalaram na infância.
           
          Verdi, que pertencia a todos os povos latinos, tinha afinidades flagrantes com o nosso temperamento e a nossa índole artística. A sua música dizia com a nossa natureza exuberante e cálida. Nenhum outro compositor poderia ser tão compreendido por nós. Daí o sucesso que obtiveram no Brasil todas as suas óperas, inclusive aquelas que em outros países não foram ouvidas com grande entusiasmo.
         
       São Paulo, quem em questões de arte toma sempre a dianteira à capital federal, já pagou a sua dívida à memória de Verdi; quando nos desobrigaremos nós, fluminenses, desse dever de gratidão?  



(Arthur Azevedo, em “O Paiz”; 14 de março de 1901)

Nenhum comentário:

Postar um comentário