segunda-feira, 17 de abril de 2017

The Assignment (2016)








The Assigniment (2016)




Interessante, apesar de um pouco perdido, este novo trabalho de Walter Hill, que, há quatro anos, fez um filme digno de nota, protagonizado pelo sempre querido Sylvester Stallone e chamado “Alvo Duplo”.

Esta sua recém-chegada obra se chama “The Assignment” (e se já tem título traduzido em português, me perdoem, mas ignoro), uma espécie de filme noir onde a femme fatale é tão fatale que não é femme, é homme (quem vir o filme entenderá). E, como é comum aos filmes do gênero, é permeado por flashbacks, histórias policiais e de traição, mas tudo retratado numa lógica que remonta às histórias em quadrinhos.

Se estes são os principais trunfos do filme, aquilo que mais nos desperta algum interesse (acrescidos às tiradas incomuns contidas nas frases de Sigourney Weaver), também são, provavelmente, causas de um certo tumulto que enfraquece a obra num panorama mais geral: há elementos não muito bem amarrados, uma estética um tanto grotesca (principalmente na retratação masculina da/do protagonista, mas isso nem incomoda tanto) e a direção dos atores me parece um tanto caricaturalizante. 

Mas, no fim das contas, não é um mau filme. Os descompassos não são suficientes para provocar qualquer irritação ou apagar o interesse suscitado por este “objeto estranho” que é a história do filme e aquilo que ele nos apresenta.


Em suma: num cenário tão desinteressante quanto o que se encontra o cinema atualmente (as estreias deste ano aqui no Brasil, por exemplo, me parecem sem nenhuma expressão), vale a pena, nem que seja pela curiosidade, o tal “Assignment” de Walter Hill.

Nenhum comentário:

Postar um comentário