sábado, 23 de junho de 2018

Clifford Choi - Filmes raros disponíveis on-line



Imagem relacionada
Trecho de "Teenage Dreamers", de Clifford Choi

          Dos grandes cineastas chineses surgidos nas últimas décadas, Clifford Choi é um dos menos lembrados, apesar de ser "the name above the title" de alguns filmes de sucesso e de pelo menos uma obra-prima, "Hong Kong, Hong Kong" (1983). Sua carreira sofre de relativa escassez de obras (realizou até hoje 11 filmes), mas continua em expansão, sendo sua última estreia realizada há 3 anos, em 2015.

            Seus filmes são de difícil acesso para o público, sendo obtidos, geralmente, por meio de sites fechados de download que dispões somente de dois títulos: o já citado "Hong Kong, Hong Kong" e o shakespeariano "Teenage Dreamers", provavelmente seu filme mais conhecido. Ambas produções da Shaw Brothers, são as mais facilmente encontradas pelos cinéfilos interessados porque a Celestial Pictures já vem há alguns anos paulatinamente lançando em DVD e Blu-ray centenas de filmes produzidos pela Shaw. Também o documentário "Lai Man-Way - Father of the Hong Kong Cinema", único trabalho afastado da ficção que o diretor realizou, em 2001,  pode ser encontrado, legendado em inglês, em sites fechados como o Karagarga. 
         
             Para além disso, resto da obra de Choi parece permanecer praticamente inalcançável, salvas algumas exceções, que são motivo deste pequeno texto. Há, em algumas plataformas na internet, títulos dirigidos pelo cineasta que merecem relativa atenção. O grande problema é que a maioria está completamente sem tradução e, logo, só é plenamente acessível a quem seja fluente no idioma original dos áudios. 

             Abaixo, listo tais filmes, indicando a situação de acessibilidade em que se encontram. Esperemos que, um dia, a obra do cineasta esteja plenamente disponível e venha a ser reconhecida com seu devido (e grande) valor.


Grow Up in Anger (1986)

Filme disponível por inteiro, no YouTube, sem legendas.
Link:https://www.youtube.com/watch?v=vcgYO34dI_w


Amnesty Decree (1987)

Filme disponível por inteiro, no YouTube, sem legendas.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=c-YRGSoC7-Q


Big Brother (1990)

Fragmentos do filme estão disponíveis no YouTube e indicam que, em algum lugar,  existem duas cópias do filme, uma dublada em russo e outra no idioma original, ambas legendadas em português. Não consegui localizar nenhuma das duas cópias.
Links dos fragmentos: https://www.youtube.com/watch?v=-YsQjgna3z4 (versão com áudio original); https://www.youtube.com/watch?v=67nvLn4h1DU&t=13s (versão dublada)



Naughty Couple (1994)

Filme disponível por inteiro e legendado em inglês
Link: https://huarenvod.com/play/xBhu6y_Put05PW_kcbgmaHnPbnxkY69TVngDZoKg31U/撞板风流-1994-naughty-couple-撞板风流-撞板風流 


Nenhum comentário:

Postar um comentário