quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Jonathan Rosenbaum sobre Frank Tashlin





Filmes de Frank Tashlin




O brilhante e negligenciado satirista Frank Tashlin uma vez definiu seu material de trabalho como "o absurdo que chamamos de civilização", e os três longas que abrem uma rara retrospectiva de um mês no Gene Siskel Film Center concentram dois lados de seu gênio. O realismo domina em The First Time (1952, 89 min.), uma comédia em preto e branco sobre pais de primeira viagem (Robert Cummings e Barbara Hale); Tashlin evoca Tristram Shandy como narrador do bebê, mas os detalhes sobre paternidade e suas dificuldades econômicos são dolorosamente autênticos. (Um dos roteiristas, Hugo Butler, também trabalhou com Luis Buñuel e Jean Renoir). Tashlin começou como animador da Disney e da Warner antes de se transformar em live action, e seu senso do fantástico é evidente em Son of Paleface e Hollywood or Bust, ambos em cores. A mais louca comédia de Bob Hope, Son of Paleface (1952, 96 min.), acontece em um universo de desenhos animados repleto de detalhes - o equivalente cinematográfico de Mad Comics, que chegou às bancas no mesmo ano. Em Hollywood or Bust (1956, 95 min.), Jerry Lewis, movie-mad, ganha um conversível em um jogo de loteria e ele e Dean Martin cruzam o país para Los Angeles, na esperança de encontrar Anita Ekberg (o busto do título). Como Jean-Luc Godard escreveu certa vez, "Tashlin dedica-se a uma profusão de fantasias poéticas, onde charme e invenção cômica se alternam numa constante felicidade de expressão".



(Jonathan Rosenbaum, disponível em https://signododragao.blogspot. com/2006/07/films-by-frank-tashlin.html. Tradução: Yuri Ramos.)

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