Filmes
de Frank Tashlin
O
brilhante e negligenciado satirista Frank Tashlin uma vez definiu seu material
de trabalho como "o absurdo que chamamos de civilização", e os três
longas que abrem uma rara retrospectiva de um mês no Gene Siskel Film Center
concentram dois lados de seu gênio. O realismo domina em The First Time (1952,
89 min.), uma comédia em preto e branco sobre pais de primeira viagem (Robert
Cummings e Barbara Hale); Tashlin evoca Tristram Shandy como narrador do bebê,
mas os detalhes sobre paternidade e suas dificuldades econômicos são
dolorosamente autênticos. (Um dos roteiristas, Hugo Butler, também trabalhou
com Luis Buñuel e Jean Renoir). Tashlin começou como animador da Disney e da
Warner antes de se transformar em live action, e seu senso do fantástico é
evidente em Son of Paleface e Hollywood or Bust, ambos em cores. A mais louca
comédia de Bob Hope, Son of Paleface (1952, 96 min.), acontece em um universo
de desenhos animados repleto de detalhes - o equivalente cinematográfico de Mad
Comics, que chegou às bancas no mesmo ano. Em Hollywood or Bust (1956, 95 min.),
Jerry Lewis, movie-mad, ganha um conversível em um jogo de loteria e ele e Dean
Martin cruzam o país para Los Angeles, na esperança de encontrar Anita Ekberg
(o busto do título). Como Jean-Luc Godard escreveu certa vez, "Tashlin
dedica-se a uma profusão de fantasias poéticas, onde charme e invenção cômica
se alternam numa constante felicidade de expressão".
(Jonathan Rosenbaum,
disponível em https://signododragao.blogspot.
com/2006/07/films-by-frank-tashlin.html. Tradução: Yuri Ramos.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário