Feng Yueh (1901-1999)
Com o nome verdadeiro de Da Zichun, Yueh nasceu em uma família do
nordeste da China. Seus familiares mais tarde se estabeleceram em Danyang,
Jiangsu. Nasceu e cresceu em Xangai e tornou-se aprendiz num estúdio
fotográfico em 1929, depois de se formar no ensino médio. Mais tarde, foi
para aprender sobre revelação de filmes e edição na Dadong Co., ganhando o
reconhecimento de Wang Yuen-lung, e depois se tornando assistente de direção em
1931. Em 1933, vendo o sucesso de Morning Glory, que Yueh escreveu e ajudou
a dirigir, a Yi Hwa Film Company de Yan Chuntang o contratou como diretor. Yueh
então ficou famoso com sua estreia como diretor, Raging Waves of China
Sea (1933), um título anti-japonês. Em 1935, ele rodou Refugees, aclamado
pela crítica , que estabeleceu sua posição como um importante diretor. Após
o declínio da Yi Hwa, ele fez Sunrise (1938) e alguns outros filmes
para Hsin Hwa e a China United. Em 1942, Yueh ingressou na China United
Film Company Limited (Zhonglian), renomeada como China United Film Holdings
Company Ltd. [Huaying], fazendo filmes como Life and Death Disaster (1944),
filme de um tênue patriotismo. No entanto, após a guerra, Yueh foi acusado
de traição porque co-dirigiu Eternal Regret on the Spring River (1944)
com o japonês Hiroshi Inagaki. Não foi senão em 1947 que seu nome foi
limpo e ele fez um retorno para dirigir The Incredible Rose.
Em 1949, com o convite de Zhang Shankun, Yueh veio para Hong Kong e se
juntou à Great Wall Pictures Corporation, para a qual ele filmou A
Forgotten Woman (1949) e Blood Will Tell (1949). Em 1953, fundou
a Dafang Film Company em Hong Kong e fez A Love Story (1954). Em
1956, após o encaminhamento de Albert Odell, Yueh dirigiu o sucesso de
bilheteria Merry-Go-Round para Cathay Motion Picture Co. Ltd. (a
antecessora da Motion Picture and General Investment Co Ltd [MP & GI]). Ele
fez oito filmes depois de se juntar à MP & GI, incluindo Golden
Lotus (1957), em que Linda Lin Dai ganhou seu primeiro prêmio de Melhor
Atriz no Festival de Cinema Asiático, The Battle of Love (1957), Scarlet
Doll (1958), For Better, For Worse (1959), etc.
Em 1959, Yueh ingressou na Shaw Brothers (Hong Kong) Ltd., onde
trabalhou até a aposentadoria. Entre suas obras proeminentes, se incluem Street
Boys (1960) e The Deformed (1960), todos títulos de wenyi com
temas sociais; The Last Woman of Shang (1964), um épico histórico; musicais
de ópera huangmei, como Madame White Snake (1962), Lady General
Hua Mulan (1964), The West Chamber (1965) e The Three Smiles (1969),
que ganhou o prêmio de melhor comédia no 15º Festival de Cinema Asiático; bem
como wuxias, entre os quais The Swallow Thief (1961), Revenge of
a Swordsman (1963) e The Dragon Creek (1967). Seu último
trabalho foi Village of Tigers (co-dirigido por Wang Ping, 1974). Yueh
atuou também como roteirista. The Deformed e Bitter Sweet (1963),
que Yueh escreveu sob o pseudônimo Ge Ruifen, ganhou o prêmio de Melhor Roteiro
respectivamente no 8º Festival de Cinema Asiático e no 2º Prêmio Golden Horse
em Taiwan. Yueh recebeu o prêmio Lifetime Achievement do Sindicato dos
Diretores de Cinema de Hong Kong em 1991 e um prêmio especial do Golden Horse
Awards em 1993. Ele faleceu em 3 de julho de 1999 em Hong Kong.
(Texto originalmente elaborado pelo Hong Kong Film
Archive, traduzido por Yuri Ramos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário