Foi o grande mestre das
comédias na Columbia dos anos 50, capaz, como todos aqueles que abandonaram o
gênero, do melhor (o sublime Bell, Book
and Candle, cativante história de bruxaria) e do pior (em Full of Life, Judy Holliday, embora
muito dinâmica, deve ser sustentada, em virtude de sua gravidez, história que
deu origem a cenas de uma vulgaridade indigna de Quine). Filho de ator e, ele
próprio, ator por um bom tempo (Dames,
Babes on Broadway, Words and Music, No Sad Songs For Me ...), ele tem o
senso do ritmo (All Ashore, My Sister
Eileen) e da elegância. É esta elegância que caracteriza suas comédias
feitas pela Warner (Sex and the Single
Girl e, especialmente, How to Murder
Your Wife, onde um autor de quadrinhos quer, antes de lhes contar as
aventuras de seu herói, vivê-las). É possível, até mesmo, que o burlesco que
caracteriza alguns de seus filmes da Columbia (notavelmente All Ashore) venha de Blake Edwards, que
escreveu os roteiros. Quine está mais satisfeito em sua busca por efeitos
cômicos. Curiosamente, fez uma incursão no thriller com o excelente Pushover,
inesperada ruptura de tom em seu trabalho.
(Jean
Tulard, em Dictionnaire du Cinéma –
Les Réalisateurs – 1895 – 1995; Paris: Éditions Robert Laffont, S.A.; 1995; p.
685-686; tradução: Yuri Ramos)
***
Um
prolífico diretor de mais de trinta filmes realizados em Hollywood entre 1948 e
1979, a carreira de Richard Quine (1920-1989) alcançou um auge sustentado
durante as décadas de 1950 e 1960, enquanto trabalhava na Columbia Pictures. Um
especialista na comédia que foi fundamental no lançamento das carreiras de Kim
Novak, Lemmon Jack e Blake Edwards, Quine tem sido ofuscado pelos grandes
diretores deste gênero: Billy Wilder, Frank Tashlin e o próprio Edwards. Só
recentemente foi considerado um cineasta de igual nível, um artista capaz de
infundir à comédia e ao melodrama de estúdio um calor e uma melancolia
inesperados.
Nascido
em Detroit em 1920, Quine já estava atuando em Hollywood e na Broadway em
meados da década de 1930. Depois de servir na Guarda Costeira durante a Segunda
Guerra Mundial, ele se tornou diretor e rapidamente conseguiu ingressar na
Columbia, onde começou filmando curtas de comédia antes de se voltar para uma
série de musicais. Durante a década de 1950, Quine realizou grandes sucessos,
como The Cadillac Gold Solid (1956) e Bell, Book and Candle (1959), com um
êxito comercial que continuou até os anos 1960, depois que Quine deixou a
Columbia.
Quine
talvez seja melhor compreendido entre dois outros célebres diretores da comédia
dos anos 50: Billy Wilder e Frank Tashlin. Mais discreto que Tashlin, substitui
a energia maníaca deste por um charme discreto. Embora Quine compartilhe vários
atores favoritos com Wilder, mais notavelmente Jack Lemmon, e muitas vezes ecoe
seu impressionante realismo visual, seus filmes são menos ácidos. Enquanto os
filmes de Wilder apresentam uma crítica mordaz e preconceituosa da América do
pós-guerra, o trabalho de Quine examina cuidadosamente a parte inferior e melancólica
da vida americana, o mundo à deriva da chamada "multidão solitária".
Essa
combinação única de charme e melancolia, com ênfase no coração solitário da
sociedade americana, atinge um ápice com Strangers When We Meet (1960), um
melodrama suburbano de adultério, notavelmente contido para os padrões da
antiga Hollywood. Embora as comédias posteriores de Quine se tornem mais
maníacas e cínicas, seus maiores trabalhos nos anos 1950 e 1960 - foco desta
mostra - revela o talento de um contador de histórias maduro e de um estilista
contido.
(Texto
de abertura da mostra “9 x Quine”, realizada pelo Harvard Film Archive, disponível
no site da instituição; tradução: Yuri Ramos)
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