Ele
igualou seu conterrâneo, Sjöström, no tocante à direção, apesar de ter um tom
bem diferente, com grandes sagas nacionais, muitas das quais adaptadas de Selma
Langerlöf: O Tesouro do Senhor Arne, A Saga de Gösta Berling e A Nevasca. Foi
particularmente grande quando inspirado pelos romances escandinavos, onde,
assim como heróis bem típicos e individualizados – de sentimentos bastante
sutis -, os cenários foram personagens do drama. O navio preso no gelo e a
fortaleza onde estão cativos os prisioneiros de O Tesouro do Senhor Arne; o
grupo de renas na neve e a paisagem de onde chega a Dama do pesadelo assombrado
de A Nevasca; a atmosfera dos anos 1820 em Gösta Berling, tudo isto lhe põe na
linha de frente dos maiores cineastas.
A
despeito disto, ele foi, com um nervosismo elegante, um mestre da comédia
ligeira, principalmente em Erotikon, brilhante quadrilha mundana advinda do
teatro “boulevardier” da Europa Central, assim como foram os sucessos
americanos de C.B. DeMille e Douglas Fairbanks.
(Georges
Sadoul, em Dictionnaire des Cinéastes. Tradução:
Yuri Ramos)
Com
Sjöström, é outro grande pioneiro do cinema escandinavo. Filho de um músico de
origem judaica, ele se opõe a Sjöström por sua saúde delicada, suas depressões
abruptas e uma arte mais atormentada. Seus primeiros filmes foram melodramas
sombrios (em O Vampiro, um jovem oficial se vinga de uma atriz que destruiu sua
carreira, largando em cima dela a cortina de ferro de um teatro), filmes
policiais (o bando dos "máscaras negras"), vaudevilles (Amor e
Jornalismo) que teriam influenciado Lubitsch. Seu primeiro grande sucesso é uma
comédia encantadora: Erotikon. Mas é filmando suas sagas que ele realmente se
impõe: O Tesouro do Senhor Arne, baseado em Lagerlöf, com imagens suntuosas do
enterro final da heroína, numa longa procissão, influenciará o Ivan, o
Terrível, de Eisenstein. Além deste, A Nevasca, ainda em adaptação a Lagerlöf,
e, especialmente, Gösta Berling, que revela Greta Garbo.
Lendas
sobre sua peculiaridade rondam a figura de Stiller: não mudava de roupa durante
as rodagens de um filme por medo de mudar, assim, também, a homogeneidade da
obra. Suas roupas eram excêntricas e seu comportamento era muitas vezes
estranho.
Ele
será reduzido a um mero espectador, enquanto sua criatura se torna uma das
maiores estrelas do cinema. Acometido de depressões incessantes, Stiller só
pôde dirigir, depois disto, dois filmes: Hotel Imperial e Confissão. Ele adoece
e tem que retornar a Estocolmo, quando conta cerca de quarenta e cinco anos de
idade. Só mais tarde Garbo poderá se reunir novamente com ele, em seu túmulo,
no cemitério judeu. Ela lhe devia sua carreira.
(Jean
Tulard, em Dictionnaire du Cinéma - Les Réalisateurs, 1895-1995. Tradução:
Yuri Ramos)
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